quinta-feira, 21 de abril de 2016

Arenas


Clicar na imagem para ver melhor


ARENAS é o título de mais um livro da autoria do meu amigo Manuel Peralta Godinho e Cunha, co-fundador do Grupo de Forcados Amadores de Évora em 1963.
A observação paratextual da obra faz-nos ver que estamos perante uma impressão de grande qualidade.
Na capa temos uma visão interna da Praça de Toiros de Sevilha; na contra-capa aparece a foto da grande cavaleira Ana Batista e estas palavras por baixo: «Sem a presença trágica a tourada seria também bela, mas onde os artistas se vestiriam num faz de conta. Ora o toureiro veste-se a rigor sabendo que pode ser a última vez. Tal não acontece no teatro ou na ópera, onde as cenas serão repetidas na sessão seguinte. No toureio não há duas faenas iguais. No toureio, igual é só o perigo de morte».
O interior alterna fotos do universo tauromáquico com crónicas que, parte delas, eu já conhecia dos blogues de Manuel Peralta, nomeadamente, "Partebilhas" e "Tordesilhas".
Além deste trabalho de Manuel Peralta que recebi ao fim da manhã de hoje, eu tenho na minha biblioteca mais três do mesmo autor, a saber, João Patinhas - Um Forcado, À Barbela! e Moscas Taurinas.
Parabéns, Manuel, pela fundada e honesta divulgação que faz da tauromaquia.


1 comentário:

  1. Grato pelas suas amáveis palavras, meu caro João Marafuga.
    Vamos ver se as vendas correspondem às nossas espectativas, porque o resultado líquido será para oferecer a uma Instituição de caridade de Beja.
    Um abraço

    ResponderEliminar